"Todo dinheirinho que eu conseguia economizar, colocava nisso".
- maianunesconsulting
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2019

A operação Egypito da Policia Federal conjuntamente com a Receita Federal desmascara uma realidade que enfrentamos diariamente.
Esta metáfora similar a um conto te dará noção de que realmente estamos no popular "enrascados".
Dona Maria, 78 anos me perguntou o que faço. Arregalei meus pequenos olhos e lhe falei que sou estudante de Finanças. Ela sorriu e disse:
-Minha neta comprou "criptonita". Referindo-se ela á criptmoeda. Mas será que vale á pena comprar isto meu filho. Indagou Dona Maria.
Pensei... Se eu tentar explicar, será pior, ela vai fazer de conta que entende, mas não vou ajudá-la. Então de forma simples como em uma conversa de bar, em que se conta histórias sempre incompletas ou de forma que agrade o ouvinte, comecei a falar sobre o sistema financeiro.
-Dona Maria, imagina que a sua casa é um banco. A Sra. para poder emprestar dinheiro terá que ter ,muito dinheiro guardado aqui dentro. "Sim" balançou ela com a cabeça. Há muitos anos atrás o dinheiro estava sempre ligado ao ouro, isto se chama Lastro e para cada quantidade de dinheiro que o banco afirmava que tinha ele tinha que provar com ouro. Esta forma não existe mais e hoje o mecanismo financeiro, através de investimentos, poder inflacionário de cada país, e outros motivos provam que se tem dinheiro. Pois bem, aqui está o grande ponto, no mercado financeiro existe uma regra muito simples que as pessoas NÃO falam.
Mercado Financeiro é um jogo de perde e ganha, ou seja, para um ganhar, um tem que perder, e quem voce acha que perde? Sempre aquele que tem o menor conhecimento, o "feeling" menos apurado.
Nesse caso das criptomoedas o que acontece é que se promete retorno que o mercado financeiro não tem como prática aplicável. Eles captam o dinheiro dos investidores e usam este dinheiro para distribuir entre os outros, ou compram bens, joias entre outros, para dizer que tem o dinheiro. Em suma Dona Maria, eles não tem regras, ou melhor eles fazem suas próprias regras sem ligar para o que acontece no mundo.
Hoje para a Sra. entender se o presidente Donald Trump cortar relações com o Brasil e dizer: "Os USA, andará de mãos dadas com a China e cortaremos relações com os países da América do Sul", os investidores de empresas deste subcontinente ficam pavoros, e começam a vender suas ações, causando um verdadeiro "rebuliço" no sistema financeiro.
Mas por fim Dona Maria, é melhor a sua neta verificar, pesquisar, muito além de Youtube e telefonemas em que seus financistas vigararistas, oferecem empréstimos sem necessidade e aos "berros" falam: Com um real ganhei um milhão.
Esta é uma transcrição de uma conversa informal, evidentemente que não profunda e nem acadêmica sobre finanças, sem correção de português, mas pode "elucidar" brasileiros que em "quase" 2020, aguardam que o governo adote educação Financeira nas escolas. Aguardamos ansiosos por isto e queremos entender finanças e não mais levar empréstimos, financiamentos, e tantos outros meios que nos tiram dinheiro, sem ter a minima noção do estrago que fazem a nós que "pouco" temos.
Diego Matheus Maia Nunes
Administrador da Maia Nunes Consulting
Pós-Graduando em Controladoria e Finanças pela PUCRS.
Comments